Quantcast
Channel: Seu Bolso » metragem
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Imóvel: maioria é alugada em até 30 dias

$
0
0

GISELE TAMAMAR

O mercado de locação residencial é positivo para quem tem um imóvel disponível para alugar na cidade de São Paulo. Porém, o cenário se inverte para aqueles que estão em busca de uma casa ou apartamento para morar na capital.

Isso porque o aumento médio do valor dos contratos fechados em abril atingiu 15,82% no acumulado dos últimos 12 meses. Essa é a maior alta registrada no acumulado de um ano nos meses de abril desde 2005, quando o Sindicato da Habitação (Secovi-SP) iniciou a divulgação da pesquisa mensal.

Já do lado dos proprietários, quem tem um imóvel vago consegue alugar com rapidez. Levantamento feito pela empresa de administração imobiliária Lello mostra que 64% das unidades vagas foram alugadas em aproximadamente um mês no primeiro quadrimestre de 2011. Dentro desse número, 11% conseguiram inquilinos em apenas uma semana.

Levantamento: unidades com dois dormitórios foram os imóveis residenciais mais alugados na capital paulista (Foto: Marcio Fernandes/AE)

“Temos casos que o imóvel é alugado em dois, três dias”, destaca a diretora da Lello Imóveis, Roseli Hernandes. Na percepção da diretora, a menor oferta de imóveis para locação faz com que os interessados sejam mais ágeis para providenciar toda a documentação para viabilizar o aluguel com o receio de perder boas oportunidades.

As casas e apartamentos com dois dormitórios foram os mais alugados, com 56%. Em seguida aparecem os de três dormitórios com 25%, os de um quarto com 16% e os de quatro dormitórios com 3%. No quesito metragem, as unidades habitacionais de 50 a 80 metros quadrados foram alugados por 51% dos inquilinos.

Mercado mais veloz

Na opinião do professor da pós-graduação em Negócios Imobiliários da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Antonio Conde, o mercado está mais veloz. “Na zona sul e no bairro do Tatuapé, imóveis que estavam de seis meses a um ano parados foram alugados nos últimos 30 dias.”

Segundo o especialista, essa situação é resultado da baixa oferta de imóveis para locação residencial na capital paulista. “A dificuldade é ainda maior em casos de imóveis bem localizados, próximos ao metrô, por exemplo”, diz.

E a demolição de casas antigas para dar lugar a pequenos prédios comerciais contribui ainda mais para a escassez de imóveis residenciais. A pesquisa da Lello aponta uma alta de 6% no número de novas locações residenciais nos quatro primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período de 2010. Por isso, o resultado de pouca oferta e alta demanda é o preço dos novos contratos de locação em escalada.

Próximos indicadores
Para Francisco Crestana, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, ainda é cedo para traçar uma tendência de alta nos preços dos novos contratos de aluguel. “Vamos acompanhar os próximos indicadores. Até porque há uma correlação entre o mercado de locação e o de vendas, que mostrou uma desaceleração em março”, afirma.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images